História

Tudo começou quando, dois homens, Augusto Marinho e José Marinho, construíram as primeiras casas num lugar que se chamava Cabeça da Vaca. Outras pessoas vieram morar e trabalhar nesse lugar, agora uma Vila chamada LAGOA DA TABUA, que pertencia ao município de  Condeúba. Sua emancipação política aconteceu dia  31 de julho de 1962, conseqüente do empenho dos  Senhores:” Avelino Marinho de  Lima e  Benjamim da  Rocha Castro.A região era habitada primitivamente pelos índios botocudos. Por volta do ano de 1917, o fazendeiro José Marinho da Rocha, atraído pela fertilidade das terras e pela existência do córrego Canabrava, aí se fixou com o plantio da cana-de-açucar, logo seguido por outros. A intensa produção de cana-de-açúcar determinou o surgimento de vários engenhos e em poucos anos já existia até um povoado denominado Lagoa da Tábua. O distrito foi criado em 4 de agosto de 1926, pela lei estadual nº 1901, e o município, em 30 de julho de 1962, pela lei estadual nº 1769, desmembrado de Condeúba. 
 
Piripá- originário do Tupy Guarani- Piri=Lagoa, YPÁ=TABUA, da síntese destes dois vocábulos surgiu Piripá, que quer dizer lagoa das tabuas.

Da Gênese desta cidade, não se tem  registro; o que se sabe sobre a mesma é através de  histórias repassadas através das gerações. Piripá nasceu por volta dos anos 1850 a 1860 com o nome “CABEÇA DA VACA”.



Um comentário: